Piloto Caio Lima

Considerada uma das modalidades mais extremas do motociclismo off-road, o Hard Enduro tem crescido muito no Brasil. Isso se deve a um maior investimento das equipes, e da profissionalização dos eventos e dos pilotos. Conversamos com Caio Lima, piloto GaiaMX, e uma das promessas da modalidade no Brasil.

1 – Nos conte um pouco como começou sua carreira no Hard Enduro e o que te atraiu primeiro para essa modalidade? ➡ ️ O Hard Enduro me cativou por ser uma modalidade difícil, que exigiria muito do meu físico e psicológico. Esse amor surgiu desde pequeno onde em minha adolescência assistia pilotos pelo Youtube todos os dias, sempre tendo o sonho de um dia me tornar um deles. Com isso, aos 18 anos, consegui comprar minha primeira moto, e com alguns meses na modalidade, decidi me aventurar em uma corrida. A partir dessa experiência negativa onde desmaiei no meio da prova por desgaste físico, decidi que a partir daquele dia iria treinar muito para retornar e me destacar no meio do Hard Enduro.

2 – Quais foram os maiores obstáculos que você enfrentou no início de sua carreira e até agora como você conseguiu superá-los? Você se orgulha de alguma conquista em particular?

➡ ️ O maior desafio sempre foi se manter no esporte, sabemos que quando se trata de competição, além de todos os desafios físicos e psicológicos que enfrentamos, o financeiro se torna o mais complicado nos dias de hoje. Mas meu sonho e minha vontade de vencer sempre foram enormes, com isso, comecei a pensar e planejar uma maneira de levantar recursos. Sendo assim, busquei empresas que tenho proximidade, e ofereci uma troca de serviços, na qual eu divulgava os produtos fazendo comerciais no Instagram e ajudando nas questões de marketing da empresa. Em contrapartida, me forneciam patrocínio em dinheiro, produtos ou serviços. Tenho orgulho dessas parcerias que criei, comecei literalmente do zero, criei projetos dentro das empresas, e hoje sou apoiado por organizações de vários estados.

3 – Como você se prepara fisicamente e mentalmente para as competições de Hard Enduro?

➡ ️ O preparo para competir é a parte que eu mais amo, o sofrimento é grande, as renuncias são muitas, mas é o que eu quero para minha vida sempre. Me alimento de maneira regrada, controlo meu tempo de sono, treino musculação, funcional, faço corrida de rua e passo muito tempo em cima da moto, buscando sempre espremer meus limites. Faço dos treinos uma guerra, para na guerra ser um treino. No âmbito mental o jogo é sempre mais difícil, pois em uma competição você precisa ter foco, concentração, saber lidar com as emoções para que as mesmas não te atrapalhem. Para isso, eu leio bastante livros, estudo psicologia, acompanho cada detalhe dos melhores pilotos do Brasil e do mundo, para a cada dia que passar eu esteja 1% melhor em todos os sentidos!

4 – Esse ano você está competindo pela equipe MXF UAI Racing. Nos conte um pouco sobre esse projeto.

➡ ️Fazer parte dessa equipe é o início de um grande sonho que está se realizando. E isso só foi possível devido a diversas empresas parceiras que abraçaram a causa e estão crescendo com a gente. Juntos estamos rodando o Brasil, fazendo história pelo pais, e sempre destacando cada organização que faz parte disso! É um jogo que todos ganham, um projeto que muda o cenário off-road no Brasil.

5 – Qual a importância dos equipamentos de proteção no Hard Enduro? Como você escolhe os equipamentos e quais são as coisas que você considera importantes para ter sucesso nas trilhas?

➡ ️ É primordial e indispensável ter bons equipamentos de proteção, por mais profissional que um piloto seja, todos estamos sujeitos a cair e se machucar! É muito importante o piloto amador ou não, sempre buscar conhecimento e se aperfeiçoar através de cursos de pilotagem, porque quanto mais técnica, menos risco de se machucar!

6 – Você tem o apoio da Gaia na proteção da sua visão. Como tem funcionado essa parceria?

➡ ️ Parceria com a Gaia vem de anos, um baita produto que protege trazendo segurança e conforto para pilotagem. Óculos muitos bonitos, uma parceria que me traz muito orgulho pois é muito importante para mim ter produtos de alta qualidade como os da Gaia.

7 – Como você avalia o crescimento do Hard Enduro no Brasil nos últimos anos?

➡ ️ Estamos vivendo um cenário do Hard Enduro que nunca foi visto antes. Esse ano em específico tem acontecido uma revolução que envolve o país e o mundo. Acredito muito que é apenas o começo, empresas do ramo off-road estão e vão viver algo diferente daqui para frente. Fruto de um grande trabalho do Rodolfo Balasso, organizadores das etapas e principalmente empresas que estão juntas patrocinando o campeonato.

Outras postagens

Voltar
Abrir bate-papo
Olá, como podemos te ajudar hoje?