
Rafael Paschoalin é o novo piloto GaiaMX
Postado em 9 de junho de 2021.
Rafael Paschoalin tem no DNA o amor pela velocidade sobre duas rodas. Filho do piloto Vail Paschoalin e sobrinho dos também pilotos Wlad e Wilson, famosos competidores nas décadas de 1970, 80 e 90, ele tem as pistas como sua própria casa. Agora, toda essa trajetória e expertise ganham um cenário novo: a GaiaMX, com quem assinou parceria.
O piloto fala com propriedade: apaixonado pela pista de terra (ele garante que gosta muito mais da poeira do que do asfalto) e dono da escola de pilotagem RP113 Riders Factory (ela funciona em São Paulo), o piloto sabe a diferença que faz contar com equipamentos de qualidade em sua performance. Daí, a aliança com a GaiaMX.
“Adoro os produtos [da GaiaMX] e com a nossa parceria consigo fazer com que cada aluno experimente os equipamentos e comprove sua eficácia e nível de segurança. Tenho certeza de que vamos longe com essa parceria e fico muito feliz com isso!”, comemora, referindo-se aos óculos, lentes e outros acessórios produzidos pela marca.
Os itens da marca também são fornecidos aos alunos da RP113 Riders Factory para as aulas. “Estamos crescendo e hoje damos aulas quase todos os dias. Nossa especialidade é o on-road, mas usamos o off-road para isso, fazendo treinamentos e dinâmicas para pilotos de asfalto com as CRF 250F em piso de terra. No final das contas esses pilotos conhecem e se apaixonam pelo mundo off e acabam entrando de cabeça nesse segmento”, conta.
O piloto, hoje com 38 anos, divide seu amor por off-road com o filho de 19 anos. Sua primeira moto, uma 50cc, ele ganhou ainda aos seis anos de idade e, com ela, rodou por muito tempo. Mas, foi só aos 17 que correu pela primeira vez – um início tardio para os dias atuais. Mesmo assim, o piloto driblou o tempo e conquistou provas importantes. “Ganhei alguns campeonatos de Supermoto, algumas provas de motovelocidade e em 2012 usei toda a energia para me tornar piloto de Road Racing e disputar as principais provas do mundo”, conta.
Veloz e furioso
Se você for das antigas e lembrou do pai ou dos tios de Rafael, sabe que a genética do menino é boa. Se você é mais jovem, certamente já ouviu o nome do novo parceiro da GaiaMX nos destaques de provas desafiadoras, como a TT Isle of Man. “A corrida mais fantástica que existe”, define o piloto. De fato, a prova é realmente incrível. Trata-se de uma corrida realizada todos os anos nas ruas da pequena ilha de Man, comunidade entre a Irlanda e Grã-Bretanha. Em 2015, Rafael, único brasileiro na competição do circuito, conquistou seu melhor resultado e recorde pessoal de volta. “Estive por lá também antes [de 2015] em 2013 e 2014, e sempre evoluí nos resultados até conseguir algumas medalhas de conclusão de provas e duas réplicas de bronze”, conta.
Em 2016, o foco mudou e migrou para a Pikes Peak, uma prova igualmente difícil. “Competi com motocicletas naked e ganhei o título da Middleweight em 2019”. Foi um enorme feito. Afinal, a prova de 2019, disputada no Colorado, EUA, teve 20 km de percurso e nada menos que 156 curvas. Na ocasião, o piloto completou a prova em 10 minutos e 43 segundos, terminando na primeira colocação na categoria Middleweight e em oitavo na geral das motos.
Depois de uma carreira de cinco anos pilotando pela Yamaha, Rafael está em seu segundo ano na Honda. “Essas mudanças acontecem; o importante é aproveitar a jornada e criar bons laços de relacionamento onde passamos”, sorri. Com humildade, o piloto afirma que jamais se dedicou para se tornar o profissional que é, mas, sempre teve foco. “Já corri provas de Rally, Enduro e MX e pretendo fazer isso sempre, com foco em evolução e, principalmente, diversão.”
Comentários