downhill urbano

Downhill urbano: modalidade ganha cada vez mais popularidade

Postado em 2 de fevereiro de 2018.

O downhill é uma das modalidades mais emocionantes e espetaculares do mountain bike. O esporte permite estar em contato com a natureza e ir ao limite da habilidade técnica e da condição física durante o percurso percorrido.  Por isso, ao longo de uma prova, são apresentados diversos obstáculos, naturais ou artificiais, para testar a concentração e a velocidade de reação dos pilotos.

Entretanto, uma categoria que tem ganhado cada vez mais popularidade no downhill é o downtown, o denominado downhill urbano. Descer escadarias, saltar de calçadas, atravessar vãos e percorrer pequenos corredores: esse é o cenário da modalidade, que utiliza, acima de tudo, a estrutura e a arquitetura dos locais como obstáculos.

O downhill urbano deu um grande salto a partir de 2000, com o Lisboa Downton.  O primeiro evento da categoria realizado em uma área urbana abriu caminho para a realização de outros em diferentes localidades, sendo dois dos maiores deles da América Latina: Valparaiso Cerro Abajo (VCA), no Chile, e a Descida das Escadas de Santos, no Brasil.

Escadas de Santos

A Descida das Escadas de Santos é uma das provas mais tradicionais de downhill urbano no país. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Mountain Bike em parceria com a Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo, teve a sua primeira edição concretizada no ano de 2003. Em 2018, contudo, chegou a sua 16ª edição nos dias 2, 3 e 4 de março, no Morro do Pacheco, localizado na cidade de Santos, no Estado de São Paulo.

Cerca de 80 pilotos de diferentes nacionalidades percorreram 514 degraus em uma pista de 600 metros. O desnível do trajeto é de 143 metros, o equivalente a um prédio de 45 andares. Um dos participantes foi Bruno Borher, piloto da GaiaMX. Pela primeira vez na categoria Elite, ele disputou a prova ao lado de grandes nomes do downhill nacional e da América latina.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality