Bissinho Zavatti se prepara para mais uma participação no Rally dos Sertões

Postado em 29 de julho de 2021.

Até a bandeirada final, tudo pode acontecer. O Rally dos Sertões é exuberante, longo, cansativo, surpreendente, desafiador: uma verdadeira imersão aos recantos mais áridos e espetaculares do país. Mas, este, que é um dos maiores eventos off-road do mundo, não é para qualquer um. A prova exige uma preparação muito antecipada, centenas de pessoas envolvidas, com corações e mentes unidos pulsando pelo esporte. O Rally dos Sertões valoriza os cenários nordestinos e leva na mochila solidariedade, ação social e muita empatia. Participar e vencer no Rally, é o sonho de todo piloto de alto nível.

Na busca por realizar esse ideal está o piloto Júlio Zavatti, mais conhecido como Bissinho. Aos 35 anos, ele participa novamente da competição marcada para acontecer entre 13 e 22 de agosto deste ano. “A disputa é muito boa. Tem muita gente na competição e estou trabalhando para conquistar o título”, conta o entusiasta competidor da Honda Racing que tem o patrocínio da GaiaMX.

Tetracampeão do Rally na categoria Brasil (em 2018) e campeão na Moto2 (2019), Bissinho é um dos grandes nomes da edição. A Moto2, categoria pela qual vai disputar o Rally, não deve ter adversários internacionais, mas, nas demais modalidades, em que Bissinho também estará inserido, sim. O piloto não se intimida. “A vitória no Sertões já vale para o Mundial e, claro, a disputa vai ficar mais acirrada ainda. Eu continuo correndo atrás, subindo degrau por degrau. Ano passado subi um degrau e vou trabalhar por isso, subindo sempre, em busca de bons títulos”, diz, dando um spoiler sobre os projetos futuros. Jovem, Bissinho é focado e sabe aonde quer chegar: “O Rally Dakar”, sorri o piloto paulista, natural da cidade de Monte Alto e que vem fazendo história com motocicletas Honda de fabricação nacional.

E a pandemia? Para Bissinho, o momento foi limitante, porém nem tanto. “Não paramos. Ficamos focados, com alguns ajustes, mas deu para dar sequência ao treinamento”. Deu até para levantar poeira pelo Brasil afora. Neste ano, o piloto já participou do Rally Jalapão (a prova foi realizada entre os dias 15 e 19 de junho e percorreu 1.339 quilômetros no interior da Bahia e do Tocantins), conquistando a vitória na categoria Moto2 e o terceiro lugar geral. “Foi ótimo para começar a temporada. Estávamos há um bom tempo sem prova”, diz. Já na semana seguinte, Bissinho disputou o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country – RN 1500 (entre os dias 29 de junho e 3 de julho), no Nordeste, ficando com a segunda colocação na categoria (Moto2) e sexto no geral.

“Chão ou champagne”

O Rally dos Sertões não é brincadeira. A prova, embora controlada e assistida por uma enorme organização, não é capaz de prever incidentes trágicos. Causou uma enorme comoção, por exemplo, a morte do piloto Antônio Luiz Maciel Filho, conhecido como Tunico Maciel, 26. No ano passado, ele sofreu uma queda de 62 km após a largada, entre as cidades de Bacabal e Barreirinhas, no Maranhão. É dele a expressão, “chão ou champagne”, e os pilotos sabem bem o que a declaração significa: a derrota ou a glória.

Piloto há 14 anos e com mais de 30 títulos na carreira, Zavatti defende o uso de bons equipamentos de segurança para evitar tragédias como a do colega de pista. “Todo atleta de alto nível que busca seu limite tem seu risco. Entendo que os equipamentos que usamos precisam ser de qualidade, da bota ao óculos”, pontua, com equilíbrio. Acelerando ao máximo sem saber o que virá na próxima curva, os riscos fazem parte da disputa.

A parceria com a GaiaMX, marca de acessórios da MXF Motors, vem sendo fundamental, especialmente nas provas de impacto. A marca oferece óculos de alta qualidade, com modelos seguros, que não embaçam ou quebram com facilidade.

A GaiaMX disponibiliza no mercado nacional uma linha de óculos feita para pilotos de motocross, trilhas, rally e enduro, que atende a rigorosos padrões internacionais de segurança.

“A visão é muito importante, tanto para a pilotagem como para consultar o roadbook, planilha de navegação que reflete um pouco, como um celular. O piloto precisa de um óculos de qualidade para ter maior conforto durante seis, sete horas de prova”, comenta Bissinho.

A GaiaMX disponibiliza, ainda, acessórios, como lentes transparentes para reposição, semiespelhadas, e tear-off. “Feliz pela parceria com a marca. Já faz alguns anos que somos parceiros. A Gaia dá total apoio ao esporte, para mim e outros pilotos. Ela desenvolve produtos e eu mesmo já testei lentes este ano. Isso é ótimo. O piloto precisa testar. É uma parceria de sucesso e de muitos anos, pode ter certeza”.

Rally dos Sertões

A disputa cem por cento sertão percorre sete dos nove estados do Nordeste: RN, PB, PE, PI, BA, AL e CE. A largada acontece nas paradisíacas praias de Pipa (RN) e Carneiros (PE). Pela primeira vez desde a primeira edição realizada há 28 anos, as cidades de Delmiro Gouveia e Arapiraca, em Alagoas, passam a fazer parte do roteiro 2021. A mudança faz parte de um ajuste orientado pelo decreto divulgado pela Prefeitura de Paulo Afonso (BA) que restringe a realização de eventos. Assim, o percurso total passou de 3.524km para 3.544km.

O Rally dos Sertões teve sua primeira edição no ano de 1991, com o nome de Rally São Francisco. Já em 1994, o Rally dos Sertões modificou o percurso de prova, atingindo 4.500 quilômetros, mas manteve a sua chegada à cidade de Natal. O sucesso das provas anteriores fez do Rally dos Sertões uma prova internacional, Sertões, contando com a participação de importantes competidores do mundo todo.

O Sertões também é conhecido por levar Ação Social e Ambiental para os locais por onde a prova passa, estimulando a economia e o turismo dessas cidades. O Rally leva uma caravana imensa a cada edição e movimenta diversos segmentos da economia das cidades. O Sertões mobiliza, ainda, entidades dos governos, prefeituras, investidores privados e empresas de comunicação.

SERVIÇO

Para conhecer os produtos da GaiaMX, visite: www.gaiamx.com.br

Sobre o Rally dos Sertões, acesso o site oficial: https://sertoes.com/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

© 2021 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality