Trilha off-road: importância de usar os equipamentos corretos

Postado em 24 de setembro de 2018.

Quem curte off-road adora conhecer novos destinos, mas é importante ter em mente quais equipamentos precisam ser levados para a trilha. Caso não haja essa organização, o que deveria ser um momento de diversão, pode acabar se tornando um perrengue.

 

Por que usar o equipamento certo?

Proteção em primeiro lugar! Essa frase clichê não deve sair da mente do piloto. A equipagem protege contra sérios machucados em quedas, batidas e possíveis insetos que se chocam ao corpo e o rosto.

O conforto faz toda a diferença na trilha. Nada pior para um piloto do que uma roupa com tecido que não respira, óculos que não se encaixam ao rosto ou um capacete que incomoda. O conforto aliado à proteção é o combo perfeito para alta performance.

Saiba o que levar para eventuais problemas na viagem:

 

GPS

importância do GPS em trilhas

O uso do GPS é fundamental para trilhas em trechos mais arriscados e longos. Se não quiser comprar um aparelho de GPS, é possível usar um smartphone com localização ativada e acesso à internet. Porém, corre-se o risco de o sinal da operadora não funcionar em locais mais afastados. Nos países europeus o sinal das empresas de telefonia costuma chegar em praticamente todos os lugares. Já nos países sul-americanos, o alcance depende muito da operadora e da região em que se está.

Uma vantagem do GPS, em comparação aos smartphones, é que o consumo da bateria é bem menor. A conexão também é bem mais prolongada.

 

Capacete e protetor de pescoço cervical

Lucas Dunka, piloto GAIAMX, utilizando nossos óculos de proteção.

Lucas Dunka, piloto GAIAMX, utilizando nossos óculos de proteção.

O capacete protege a cabeça e, caso haja uma queda, será a primeira coisa a ser machucada. O protetor de pescoço cervical é um acessório vital. Muitos pilotos não usam, por considerarem algo apenas para profissionais, o que é um equívoco. Os terrenos de trilha são irregulares, possuem pedras, umidade e subidas íngremes, ou seja, qualquer um está suscetível a graves quedas.

 

Roupas e botas

As roupas e luvas para trilha protegem contra arranhões. A bota específica para trilhas dá mais flexibilidade e movimento aos pés. É importante que seja um calçado leve e com solado resistente à terra, lama e água. Para proteger a canela, joelhos e coxas, já é possível encontrar joelheiras mais longas que incorporam as três áreas. Sem falar que o uso de todos esses equipamentos dá, esteticamente, outro visual ao piloto.

 

Colete

Para preservar tórax e ombros de contusões e traumas em galhos, pedras ou em quedas bruscas. É possível também, que durante quedas, a próprio moto caia sobre o piloto. O colete estará lá para proteger.

 

Óculos

Como os capacetes indicados para off-road, o uso dos óculos de proteção é essencial. Os óculos da GaiaMX protegem contra terra, areia, galhos ou qualquer outro elemento que possa atingir os olhos e impossibilite o piloto de enxergar o que há em frente, evitando, assim, acidentes e lesões nos olhos.

Acampamento

equipamentos para levar em acampamento

Se a trilha envolver um acampamento, outros acessórios serão necessários:

  • Barraca: além da barraca, que o trilheiro deverá saber montar corretamente — o bom é já montar em casa, para chegar ao local prevenido, ele deve levar saco de dormir, colchão e isolante térmico, pois à noite sempre esfria;
  • Caixa de ferramentas;
  • Pá;
  • Machadinha;
  • Bússola: devem estar sempre presente na mochila do trilheiro. Mas, não adianta levá-la e não saber usar. Antes de sair de casa, certifique-se de que sabe mexer;
  • Fósforos e isqueiro;
  • Lanterna;
  • Pilhas e baterias;
  • Rádio comunicador: não é indicado que se faça trilhas sem companhia. Se algo sair do controle, o amigo poderá socorrer. O rádio comunicador faz a diferença se uma das pessoas se perde ou sofre um acidente longe do resto do grupo;
  • Casaco;
  • Água e comida: caso o lugar escolhido não tenha água potável por perto, é imprescindível levar garrafas de água (para beber e cozinhar) e comida suficiente para o período;
  • Kit de primeiros socorros completo.

 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para iniciar uma trilha off-road, qual vai ser o lugar escolhido? Tem mais alguma coisa que não pode faltar nessa aventura? Comente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2019 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality