Saiba quais as características das provas de Motocross

Postado em 28 de janeiro de 2018.

A primeira competição de motocross foi realizada em 1939, na França, mas a modalidade começou a se popularizar mesmo entre as décadas de 50 e 60. No início, as corridas não possuíam o formato de hoje: havia menos velocidade e menor número de manobras.

As provas de motocross basicamente envolvem pilotos de motos que precisam fazer ultrapassagens com obstáculos na pista, tendo como o principal objetivo subir ao pódio. Porém, como todo esporte, existem regras para as competições oficiais.

Inscrição

Em toda prova oficial, uma das primeiras regras dos organizadores são as inscrições obrigatórias dos pilotos e suas respectivas motos. Dessa forma, há um controle de quem participa e de que haja compatibilidade nos modelos dos veículos.

Controle técnico

A moto usada passa por uma vistoria técnica antes e depois da competição, garantindo que esteja dentro dos conformes.

O piloto pode precisar passar por um teste antidoping. Caso haja reprovação, ele é desclassificado e punido.

 

Bandeiras             

O Motocross é um esporte radical e de alta velocidade. A forma de comunicação com os pilotos é feita através de bandeiras.

  • Verde: indica a permissão de largada;
  • Amarela: aponta para a necessidade de diminuir a velocidade e aumentar a atenção. Se estiver em movimento, denota perigo imediato e proibição de ultrapassagem;
  • Vermelha: suspensão da prova para todos, devido a imprevistos;
  • Azul: estando agitada, exige que o participante mais lento dê passagem para o o