Home » Off-road » Off-road: saiba quais são as modalidades

Gaia MX -

2
setembro
2018
Sem comentários.

Off-road: saiba quais são as modalidades

Você sabe diferenciar as modalidades de competições off-road? Apesar de compartilharem alguns aspectos em comum, como a terra, a lama e a moto, elas podem ser muito distintas entre si.  Conheça algumas e veja as características de cada categoria:

 

Motocross

As competições de motocross incorporam características naturais do terreno e, geralmente, são realizadas em pistas fechadas, com distâncias que podem chegar a 1,5 km. Saltos, curvas, retas e costelas, bem como o salto “table top”, colocam à prova a habilidade dos pilotos da modalidade. As corridas ocorrem tradicionalmente em terreno molhado e as baterias das provas podem durar até 20 minutos.

Supercross e Arena Cross

Arena Cross é a versão brasileira do Supercross. Disputada em pistas montadas em espaços semelhantes a estádios, a emoção é grande devido à proximidade do público com os competidores. O que difere esta modalidade do Supercross é o tamanho e os tipos de obstáculos da pista, mas as disputas são feitas com as mesmas motos.

 

Freestyle

Também conhecido como FMX, o Freestyle Motocross é uma variação que se concentra na execução de manobras acrobáticas e saltos. Os quesitos avaliados por juízes para escolher o vencedor são o estilo, o nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e a reação dos espectadores.

 

Cross Country

Habilidade, velocidade e resistência são os pontos-chaves dessa modalidade. Trilhas, atalhos, estradas vacinais, morros, pistas de motocross ou qualquer outro tipo de terreno podem ser o cenário das provas. As largas acontecem em blocos e o percurso tem no mínimo oito e no máximo doze quilômetros.

 

Enduro

No enduro, é necessário ter regularidade e resistência para percorrer os caminhos pré-determinados no menor tempo possível. O piloto vencedor é aquele que melhor se ajustar ao período.

 

Velocross

A modalidade se assemelha muito com o motocross, mas as disputas ocorrem sem obstáculos, em pistas de terra com mesa ou lançador, para que seja possível alcançar maior velocidade.

 

Rally

Os rallys são disputados com motos modificadas e o alcance de um percurso definido em duas categorias: velocidade, onde o trecho deve ser percorrido no menor tempo possível, ou regularidade, mais próximo possível de um tempo predeterminado.

 

Trial

As provas são realizadas geralmente em circuitos fechados, onde o público tem uma visão privilegiada da transposição dos obstáculos, muitas vezes considerados inimagináveis para uma motocicleta. A ideia é que o piloto faça o maior número de acrobacias, com perda de pontos caso coloque o pé no chão.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!