Home » Off-road » Qual a idade para iniciar em uma competição off road?

Gaia MX -

16
maio
2018
Sem comentários.

Qual a idade para iniciar em uma competição off road?

Geralmente, os pequenos têm influência dos pais para entrar no universo off road

É comum vermos famílias inteiras competindo em provas de motocross ou enduro. O que normalmente acontece, é um integrante da família se interessar pelo esporte, e pouco tempo depois, os outros já fazerem parte da aventura.

O número de crianças e adolescentes atletas vem crescendo cada vez mais. Por isso, o esporte precisa se adaptar ao condicionamento físico dessa faixa-etária.  É natural desta idade que o equilíbrio, a agilidade e a coordenação motora ainda estejam se desenvolvendo. Outro ponto importante é a saúde psicológica da criança. Por se tratar de uma competição, ela precisa entender que pode ganhar ou perder.

Qual a idade ideal?

O Campeonato Brasileiro de Motocross permite categorias para crianças a partir dos 7 anos. Porém, você pode inserir a criança no mundo off road a partir da idade que achar mais adequada. É determinante que o primeiro contato com a moto seja de forma prazerosa, lúdica e que deixe a criança confortável.

Existem no mercado as minimotos, veículos voltados especialmente para crianças, que podem ter características recreativas ou de competição.

Como funcionam os treinos?

A carga horária de treino varia de 15 a 30 horas semanais, por isso, é necessário ter atenção com a intensidade. A alimentação da criança merece um cuidado redobrado, pois o gasto calórico é grande. Consultar um nutricionista é válido quando a criança se torna um competidor profissional. O treinamento aplicado em adultos não deve ser passado às crianças.

O atleta deve passar também por testes clínicos e físicos, avaliando a condição pulmonar e cardíaca, o equilíbrio e composição corpórea. A saúde precisa estar em primeiro lugar.

Equipamentos de segurança

Como em todo e qualquer esporte, a segurança é primordial. O piloto não pode esquecer de usar botas, luvas, capacete e óculos de proteção. Investir em um colete também vale a pena.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!