Diferenças entre torque, potência e cilindrada

Postado em 5 de janeiro de 2019.

Na hora de escolher uma moto, principalmente para quem está iniciando no meio, é muito comum surgirem dúvidas em alguns aspectos, principalmente no significado de potência, cilindrada e torque. Entender a diferença entre elas é fundamental para acertar na escolha.

É importante ter em mente que nem sempre a moto com mais cilindrada é a mais potente. Da mesma forma que uma moto com uma grande potência tem o melhor desempenho. Saber quais as diferenças entre essas três características básicas é essencial para garantir uma pilotagem mais segura.

 

Cilindrada

A cilindrada é a capacidade cúbica (cm³) de ar e de combustível que cabe no cilindro, recipiente do motor.

Atualmente a maioria dos veículos modernos funcionam a base de motores de combustão interna, que convertem a energia produzida por uma reação química em energia mecânica.

A energia que é liberada pela combustão é usada pelo motor através dos seus cilindros. Essa queima de combustível gera energia mecânica que faz os cilindros se movimentarem, esse movimento chama-se cilindrada.

As cilindradas são diretamente ligadas à experiência que o piloto terá com a sua moto, porém como dissemos antes, ter um número maior de cilindradas nem sempre é sinônimo de maior velocidade ou aceleração, já que isso também é determinados por outros fatores como: peso da moto, carenagem entre outros

Potência

 

A potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e específica à velocidade final que uma moto atinge.

Basicamente, a potência vai definir a capacidade que um motor tem em transformar o combustível em velocidade.

 

Torque

O torque é a força que a motocicleta possui para a saída e a retomada de velocidade, medida em kgf-m (quilograma força vezes metro). Quanto maior for essa medida, melhor o motor responde à aceleração. Ele tem um papel bastante importância na direção defensiva do piloto, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e de ultrapassagens mais seguras.

 

Melhor pilotagem

Ao adquirir sua moto, não focar somente na velocidade final. É essencial focar também na força de retomada de acelerações, pois, assim como ganhar uma corrida é importante, fazer as ultrapassagens com segurança é fundamental.

É importante ter em mente qual é o seu perfil e o qual utilização que você terá para a moto. Por exemplo, se o seu objetivo é esportividade, o ideal é optar por motores com maior quantidade de cilindros, embora tenham custos maiores.

Cada modelo de moto deve ser avaliado, levando em consideração tanto as características do motor, quanto outras como eixos, chassi, carenagem entre outros.  Por isso, na hora de comprar, pesquise a ficha técnica da moto que você está interessado.

Depois de escolher a moto certa, não esqueça de comprar o equipamento de proteção e se o seu objetivo for se aventurar pelo mundo off-road, é fundamental escolher os equipamentos adequados como capacete, luvas, bermuda, colete e óculos de proteção.

Os óculos Gaia MX  contam com lentes anti-embaçante, anti-risco, clear rainbow e filtro UV 100%, possuem encaixe anatômico e são desenvolvidos em poliuretano material mais flexível para que você tenha uma pilotagem com o máximo de segurança. Entre em contato conosco e saiba mais.

GAIAMX

(41) 3013-4780

comercial@gaiamx.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2019 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality